21 de Fevereiro de 2014 - 18h15

Grid quase completo, e com novidades

Restam três vagas na principal categoria do automobilismo brasileiro. Para a primeira etapa, trinta e um pilotos convidados estão confirmados
Grid quase completo, e com novidades Leonardo Cardoso
Falta um mês para o início da temporada 2014 do Circuito Schin Stock Car, e o grid está quase completo. São 15 equipes 100% confirmadas e 31 das 34 vagas preenchidas. Oficialmente, restam três assentos: um na ProGP e dois na RC3 Bassani.

Na equipe vencedora do ano passado, a Eurofarma RC, o bicampeão Ricardo Maurício (2008 e 2013) e Max Wilson estão confirmados. A Red Bull Racing também mantém a dupla de pilotos: Cacá Bueno e Daniel Serra, assim como a Mobil Super Racing, que continua com Átila Abreu e Nonô Figueiredo. Outras equipes definidas são a Ipiranga RCM (Thiago Camilo e Galid Osman); Shell Racing (Valdeno Brito e Popó Bueno); BMC (Ricardo Zonta e Tuka Rocha) e Vox Racing (Denis Navarro e Sergio Jimenez).

Ricardo Maurício espera continuar competitivo. “O ano passado foi difícil, mas incrível, com o resultado que estava esperando há muito tempo. Espero repetir o desempenho dos anos anteriores, sempre competitivo”, ressalta o piloto do carro #90.

Na Full Time Sports, Rubens Barrichello ganha um novo companheiro: Allam Khodair. Fábio Fogaça compõe a dupla da Carlos Alves Competições, com Marcos Gomes. Julio Campos continua na Prati-Donaduzzi Racing, agora com Antonio Pizzonia, que retorna à categoria, após um ano fora do grid. Rafa Matos e Felipe Lapenna correrão pela Hot Car, e Beto Cavaleiro e Alceu Feldmann pela Hanier Racing. A Vogel Motorsports também já anunciou a sua dupla: Luciano Burti e Felipe Fraga.

Já a C2 Team é a nova equipe do Circuito Schin Stock Car, que terá como pilotos Gabriel Casagrande e Diego Nunes. A Boettger Competições anunciou dois novos pilotos: Vitor Genz, que fará sua segunda temporada na categoria, e Felipe Tozzo, que ano passado correu no Campeonato Brasileiro de Turismo. Até o momento, a ProGP possui apenas um piloto confirmado: Rafael Suzuki.

Pilotos convidados

Na etapa de abertura da temporada - dia 23 de março, em Interlagos -, todos os competidores deverão convidar outro piloto para a disputa. Trinta e um convidados já foram confirmados, inclusive presenças internacionais.

O companheiro de Nonô Figueiredo será o espanhol Miguel Molina, que disputa atualmente DTM alemã e acumula passagens pela Fórmula Junior espanhola, Fórmula Renault europeia, Fórmula 3 espanhola e pela World Series.

Sergio Jimenez convidou o australiano Mark Winterbottom, que foi campeão da categoria Light da Stock em seu país, corre na V8 Supercars desde a 2004 e soma 29 poles, 23 vitórias e 44 pódios. Max Wilson também optou por um australiano: Dean Canto, que já foi campeão da categoria principal da V8 australiana, em 2005, e já correu com o piloto do carro #65 em duas provas da categoria Light da V8 naquele país.

"Será ótimo voltar a correr ao lado do Max, ele é um grande companheiro, focado e preocupado com o trabalho em equipe, estou ansioso para chegar ao Brasil", destaca Dean.

Já Marcos Gomes foi buscar um estrangeiro mais perto: o argentino Mauro Giallombardo, que corre na Turismo Carretera e detém um título na categoria, conquistado em 2012. Popó Bueno também optou por um convidado argentino. Trata-se de Gabriel Ponce de León, tricampeão da TC 2000. Com passagens por importantes categorias do automobilismo internacional, o português Álvaro Parente dividirá o carro com Denis Navarro.

Cacá Bueno e Daniel Serra também já têm seus parceiros. O pentacampeão do Circuito Schin Stock Car correrá com o argentino Juan Manoel "Pato" Silva, que já foi campeão da TC 2000, em 1999, e do Turismo Carretera, em 2005. Já o filho do tricampeão da categoria, Chico Serra, disputará com o italiano Alessandro Pier Guidi, vencedor da última edição das 24h de Daytona.

Valdeno Brito foi até a Holanda buscar um piloto com bastante experiência internacional. Trata-se de Jeroen Bleekemolen, que já disputou mais de 20 categorias internacionais, tem uma vitória em Le Mans e é bicampeão da Porsche Supercup. 

Tuka Rocha divulgou como dupla o britânico Craig Dolby, seu ex-companheiro de equipe na Formula Super Liga, em 2008. Dolby disputou, na temporada passada, algumas corridas no Campeonato do Mundo de Endurance (WEC).

O ex-piloto de Fórmula 1, Ricardo Zonta, convidou o argentino Diego Aventín, atual campeão da Turismo Carretera, com passagem pela TC 2000, nas temporadas de 2004, 2005 e 2006. Já Alceu Feldmann correrá com o espanhol Roberto Merhi, que disputou as duas últimas temporadas do DTM.

Os demais convidados confirmados são brasileiros. Átila Abreu convidou Nelsinho Piquet, piloto da Nascar; Ricardo Maurício correrá com Oswaldo Negri, um dos ícones das 24 horas de Daytona e vencedor da prova em 2012; Felipe Lapenna fará dupla com o tricampeão da Stock Car, Chico Serra; e Rafa Matos com Felipe Maluhy, que correu na Stock Car de 2004 a 2012.

Allam Khodair convidou Bruno Junqueira, que também já esteve no grid da categoria, em uma prova em 2011 e outra em 2012; Rubens Barrichello terá a parceria de Augusto Farfus Jr., que corre na DTM alemã; Gabriel Casagrande correrá com Enrique Bernoldi, que tem passagem pela Fórmula 1, Indy e Fia GT, além de já ter disputado a Stock Car em 2007 e 2009; e Thiago Camilo anunciou Lucas di Grassi.

Júlio Campos anunciou Fábio Carbone, que tem bastante experiência internacional, e Vitor Genz convidou Vitor Meira, que já correu na Stock Car em 2012, e também possui carreira internacional. Já Galid Osman correrá com Cesar Ramos, que foi campeão da Fórmula 3 italiana, em 2010, e este ano disputará o Sprint e Endurance Series. 

Diego Nunes vai correr com o paranaense Jaime Melo, que tem bastante experiência com carros de Turismo. Ele foi contratao da Ferrari para o desenvolvimento dos carros fornecidos pela fábrica e conquistou os títulos do Mundial FIA GT na classe GT2 em 2006, da American Le Mans Series de 2007, além de ter sido vencedor das 24 horas de Le Mans na categoria dos carros GT, em 2008 e 2009.

Luciano Burti optou por Ricardo Rosset, que já disputou três temporadas na Fórmula 1, em 1996, 1997 e 1998, nas equipes Arrows, Lola e Tyrrell. De volta ao Brasil, foi vice-campeão da GT3, em 2008, e conquistou por duas vezes o título da Porsche Cup, categoria que compete regularmente, em 2010 e 2013. Já o estreante Felipe Fraga optou por um piloto experiente no Circuito Schin Stock Car e convidou Rodrigo Sperafico para a disputa. O paranaense venceu várias corridas na categoria e foi vice-campeão em 2007.

Beto Cavaleiro optou por Fábio Carreira, Carreira, que conquistou o título da Stock Light, em 2008,  já correu no Circuito Schin Stock Car, em 2009, e disputou o Campeonato Brasileiro de Turismo, categoria de acesso à categoria, no ano passado. Fábio Fogaça foi atrás de um campeão experiente da categoria: David Muffato, que conquistou o título em 2003.

Assim como Luciano Burti, Antonio Pizzonia também optou por formar uma dupla ex-Fórmula 1 e convidou Bruno Senna para ser seu parceiro. O convidado está confirmado, para esta temporada, em duas corridas do Mundial de Endurance pela Aston Martin, uma delas as 24 Horas de Le Mans.

Felipe Tozzo formará dupla com Claudio Ricci, que já disputou uma temporada da Stock Car, em 2010, além de já ter conquistado um título na GT3 Brasil, em 2009, e de ter passado por categorias como o Brasileiro de Marcas e Fórmula Ford.

Rafael Suzuki, estreante na categoria, convidou o experiente Giuliano Losacco, que já conquistou dois títulos na Stock Car, em 2004 e 2005



Piloto                                  Convidado                      Nacionalidade Convidado      Categoria convidado
Alceu Feldmann              Roberto Merhi                 Espanhol                                    DTM
Antonio Pizzonia              Bruno Senna                   Brasileiro                                    Mundial de Endurance
Allam Khodair                  Bruno Junqueira             Brasileiro                                    United Sports Car
Átila Abreu                        Nelsinho Piquet              Brasileiro                                    Nascar
Beto Cavaleiro                 Fábio Carreira                 Brasileiro                                    Brasileiro de Turismo
Cacá Bueno                     Pato Silva                         Argentino                                    Turismo Carretera
Daniel Serra                     Alessandro Pier Guidi   Italiano                                        GT        
Denis Navarro                 Álvaro Parente                 Português                                   FIA GT 
Diego Nunes                    Jaime Melo                      Brasileiro                                    FIA GT
Fábio Fogaça                   David Muffato                   Brasileiro                                    Stock Car
Felipe Fraga                     Rodrigo Sperafico          Brasileiro                                    Stock Car
Felipe Lapenna               Chico Serra                     Brasileiro                                    Stock Car
Felipe Tozzo                     Claudio Ricci                   Brasieleiro                                 Stock Car
Gabriel Casagrande      Enrique Bernoldi             Brasileiro                                    GT
Galid Osman                   Cesar Ramos                 Brasileiro                                     FIA GT 
Júlio Campos                 Fábio Carbone                 Brasileiro                                    Old Series
Luciano Burti                   Ricardo Rosset               Brasileiro                                    Porsche Cup
Marcos Gomes               Mauro Giallombardo      Argentino                                    Turismo Carretera
Max Wilson                      Dean Canto                      Australiano                                 V8 Supercars
Nonô Figueiredo             Miguel Molina                  Espanhol                                     DTM
Popó Bueno                    Gabriel Ponce                  Argentino                                     TC 2000
Rafa Matos                      Felipe Maluhy                   Brasileiro                                     Stock Car
Rafael Suzuki                  Giuliano Losacco            Brasileiro                                     Stock Car
Rubens Barrichello        Augusto Farfus Jr.          Brasileiro                                     DTM
Ricardo Maurício            Oswaldo Negri                Brasileiro                                     United Sports Car
Ricardo Zonta                 Diego Aventín                   Argentino                                     Turismo Carretera
Sergio Jimenez               Mark Winterbottom         Australiano                                  V8 Supercars
Thiago Camilo                Lucas di Grassi              Brasileiro                                     Mundial de Endurance
Tuka Rocha                     Craig Dolby                      Britânico                                      Mundial de Endurance
Valdeno Brito                   Jeroen Bleekemolen     Holandês                                    Porsche Supercup
Vitor Genz                         Vitor Meira                        Brasileiro                                     Brasileiro de Marcas

Venda de ticket

Compre já seu ingresso
para a próxima etapa!

Clique aqui e
garanta o seu.
x