13 de Novembro de 2014 - 16h50

3 perguntas para Thiago Camilo

Passo rumo ao título
3 perguntas para Thiago Camilo Duda Bairros/Vicar

No próximo sábado (dia 15), a Stock Car disputa a 11ª e penúltima etapa da temporada 2014 em Salvador. Thiago Camilo está na vice-liderança da tabela de pontos e faz planos para conquistar seu primeiro título na principal categoria do automobilismo brasileiro dia 30, na casa da Ipiranga RCM, no Autódromo Internacional de Curitiba.

Entre a capital da Bahia e Thiago Camilo existe um xodó. Na primeira corrida de rua da história da Stock Car, disputada nas ruas do Centro Administrativo da Bahia (CAB) em 2009, coube ao piloto paulistano fazer a pole position. Camilo liderou a corrida até seu carro quebrar. Em 2010, pior ano de Camilo na Stock Car, ele conseguiu em Salvador seu melhor resultado, um segundo lugar. Em 2011, seu primeiro ano na Ipiranga RCM, Camilo venceu a corrida largando da sétima posição, a única vez na história dessa prova que o vencedor não largou entre os três primeiros. Em 2012 foi sétimo, e em 2013 voltou ao pódio numa corrida espetacular, quando largou em 23º com a pista molhada, botou pneus lisos quando a pista começou a secar e só não venceu porque teve sua sequência de ultrapassagens freada pela entrada do carro de segurança faltando cinco voltas para o fim.

 

Pergunta - Thiago, qual a mandinga para tantos resultados bons em Salvador, algumas vezes em condições adversas?

Thiago Camilo – Na verdade não é mandinga, mas sim um bom entrosamento desde o primeiro contato com o circuito de rua de Salvador. Em 2009, ainda na equipe do Mauro Vogel, lembro que dominamos os treinos e fiz a pole com uma diferença grande para o segundo, coisa que não é normal acontecer na Stock Car. Sobre as condições adversas, temos que estar preparados, afinal de contas Salvador tem uma alternância climática muito grande, chove e para muito rapidamente, e isso obviamente tem uma influência muito grande nos resultados. A equipe que estiver mais preparada para mudar de acerto e de estratégia leva vantagem.

 

P - Em 2011 e 2013 a estratégia da Ipiranga RCM foi fundamental para que você chegasse ao pódio. Esse ano, com as novas regras, teremos classificação e duas corridas no sábado. A estratégia será ainda mais fundamental, não é? Vocês já têm um plano?

TC - Sim, sem dúvida a estratégia será fundamental, não somente na parte da equipe, mas também no que diz respeito ao piloto, na administração do uso do botão de ultrapassagem. Nossa estratégia inicial é focar na classificação. Temos que buscar a melhor posição possível no grid, já que neste circuito de rua as ultrapassagens são praticamente impossíveis sem o auxílio do botão. Vamos buscar mais uma pole position na temporada e sair de Salvador mais próximo ou quem sabe na liderança do campeonato.

 

P - Você nunca chegou à penúltima etapa tão perto do título. São 8,5 pontos de diferença para o líder, Rubens Barrichello, com 39 pontos em jogo nas duas corridas de Salvador, mais 48 da última prova em Curitiba, que tem pontuação dobrada. Você tem dito que se sente maduro, pronto para conquistar o título. Por quê?

TC – Definitivamente nunca estive tão bem preparado para brigar pelo título. Isso acontece por conta de anos de experiência na Stock Car. Passei por momentos parecidos nos anos anteriores e isso me dá mais tranquilidade a cada temporada. Em 2013 tivemos um ano brilhante e o título escapou a poucas voltas do fim da última corrida, quando eu liderava, por um problema mecânico. Isso, ao invés de me abater, me fez crescer e estar mais forte mentalmente. Vamos trabalhar duro aqui em Salvador para dar mais um passo rumo ao título.

A classificação e as duas corridas da Stock Car em Salvador acontecem no sábado. O SporTV transmite. A largada da primeira corrida da Stock Car acontece às 15 horas (horário local, 16 horas de Brasília).

Galid Osman, companheiro de Thiago Camilo na Ipiranga RCM, também tem “uma expectativa muito boa para Salvador”. “Quero largar entre os oito primeiros e disputar a vitória logo na primeira corrida”, resumiu o piloto.

 

Venda de ticket

Compre já seu ingresso
para a próxima etapa!

Clique aqui e
garanta o seu.
x