18 de Março de 2015 - 12h32

Shell Racing terá dois campeões mundiais como convidados na Stock Car: Villeneuve e Vanthoor

Jacques Villeneuve, campeão da F1 em 1997 e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 1995, correrá ao lado de Ricardo Zonta, enquanto Valdeno Brito fará dupla com Laurens Vanthoor, campeão mundial de FIA GT Endurance em 2014
Shell Racing terá dois campeões mundiais como convidados na Stock Car: Villeneuve e Vanthoor Carsten Horst/ Hyset/ RF1

Entre as grandes estrelas da Corrida de Duplas, que marca a estreia da temporada 2015 da Stock Car neste domingo, em Goiânia, é difícil apontar qual currículo mais vitorioso. Mas certamente o campeão mundial de 1997 de F-1 e da Indy 500 de 1995 é um dos favoritos a ocupar o topo da lista: o canadense Jacques Villeneuve, que formará dupla com seu ex-companheiro de equipe na F-1, Ricardo Zonta, na Shell Racing. O time também terá outro convidado campeão mundial: o belga Laurens Vanthoor, vencedor do FIA GT em 2014.

Esta será a segunda participação de Villeneuve na Stock Car, mas a primeira em uma Corrida de Duplas na categoria brasileira. Em 2011, o canadense fez uma participação especial na Corrida do Milhão, em Interlagos, justamente na estreia da equipe Shell Racing na categoria. O campeão da F-1 e da Indy 500 assegura que a experiência no Brasil tem tudo para ser tão positiva quanto a primeira.

"Esta é provavelmente a corrida mais memorável para mim e a mais importante também: conheci minha mulher nesta prova da Stock Car em Interlagos e agora já temos dois filhos", disse o canadense. "Em relação à parte esportiva, foi especial correr em uma prova com tantos fãs na arquibancada e liderar a corrida em determinado momento", completou Villeneuve.

Já Zonta fará sua primeira corrida com a Shell Racing na Stock Car - em Curitiba, na pré-temporada, foi um dos destaques ao terminar com o terceiro melhor tempo dos dois dias de testes. "Certamente será uma primeira corrida inesquecível, formando dupla com o Jacques (Villeneuve), reeditando os tempos de F-1 quando dividimos juntos a mesma equipe. Só que, desta vez, nós corremos com um único carro e vamos lutar juntos pelo mesmo resultado. Ele tem se mostrado bastante interessado, com contato direto com a equipe e comigo. Tenho certeza de que seremos competitivos", diz Zonta, que correu com o canadense em 1999 e 2000 na BAR na F-1.

Diferentemente do piloto canadense, Laurens Vanthoor, nascido na Bélgica e que já disputou várias categorias como a GP2 e a F-3 Europeia, não tem passagens pelo Brasil, mas as novidades não intimidam o europeu de 23 anos. "A corrida em duplas da Stock Car está sendo muito comentada pelos pilotos de todo o mundo. Espero que essa visita ao Brasil seja brindada com um ótimo resultado. Quero ajudar também na caminhada do Valdeno (Brito) na temporada, colaborando pra que ele some o máximo de pontos possíveis para a temporada", afirma Vanthoor.

Valdeno, segundo colocado na Corrida de Duplas em 2014, também acredita que fará uma boa dupla com o piloto belga neste domingo. "Fomos uma das primeiras equipes que fecharam a escolha das duplas. Isso foi importante para já trabalharmos com as primeiras informações e considero o Laurens um dos melhores neste grid. Na prova de 2014, a Shell Racing fez uma ótima corrida e conquistamos o segundo lugar, por isso acredito que podemos brigar por um novo pódio", diz o piloto paraibano.

Para Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing, com tantas estrelas na pista, a decisão também pode ter papel fundamental de outras estrelas: os mecânicos da parada de box. "Com relação ao ano passado, teremos que trocar os quatro pneus e não apenas um ou dois, como ocorre normalmente em outras corridas. Além disso, a troca de pilotos tem que ser muito rápida e precisa, e deve ser muito bem ensaiada, para que tudo saia conforme o planejado", diz.

Os primeiros treinos da Corrida de Duplas da Stock Car serão disputados amanhã. A corrida em Goiânia terá largada neste domingo às 10h30, com transmissão ao vivo pela TV Globo.

Venda de ticket

Compre já seu ingresso
para a próxima etapa!

Clique aqui e
garanta o seu.
x