3 de Junho de 2016 - 12h36

Átila Abreu prevê sábado intenso em Santa Cruz do Sul

Piloto do Chevrolet #51 destaca necessidade de adaptação de pilotos e equipes ao cronograma sem atividades de pista na sexta-feira
Átila Abreu prevê sábado intenso em Santa Cruz do Sul Fábio Davini/VICAR

A Stock Car realiza neste fim de semana em Santa Cruz do Sul mais uma etapa “curta”, sem atividades de pista na sexta-feira. Para o sorocabano Átila Abreu, serão necessárias algumas adaptações ao cronograma, para otimizar o trabalho no sábado, pois o último treino livre termina menos de duas horas antes do quali.

“O tempo de treinos e o intervalo apertado é igual para todos, então os pilotos e equipes precisam se adaptar. É a segunda de quatro etapas do calendário com atividades apenas no sábado e no domingo. Na primeira, no Velopark, batemos um pouco de cabeça. Então agora vamos trabalhar para otimizar o tempo”, disse o piloto do Chevrolet #51, preparado pela equipe Shell Racing.

Entre as medidas de adaptação, o vice-campeão de 2014 aponta que pode sacrificar parte do trabalho de observação dos treinos de seu companheiro Ricardo Zonta, para dedicar o tempo à avaliação de gráficos de telemetria e câmera onboard de seu próprio carro. “Tenho que ser mais detalhista no check list depois de cada saída para a pista, para entregar aos engenheiros a melhor informação possível a fim de preparar bem o acerto para o quali”, observou o quinto colocado no campeonato (Átila está a 12 pontos da liderança, graças a três etapas consecutivas escalando o pelotão após largar do meio para o fim do grid).

A favor do carro #51 pesa o retrospecto da equipe no seletivo traçado de Santa Cruz do Sul. A Shell Racing fez pole no ano passado, quando venceu uma das baterias da rodada dupla –além de ter vencido também em 2014 na pista gaúcha.

“Partimos de uma base muito interessante, com um princípio de acerto eficiente, já adaptado para o meu estilo de pilotagem. Desde a etapa de Goiânia trocamos todo “power train” do carro #51 e os problemas de motor que tivemos também parecem estar solucionados. Então chego a Santa Cruz muito otimista para brigar por pole e vitória”, acrescentou o piloto.

Átila disse também esperar uma prova muito aberta em termos de estratégia, uma vez que a quarta etapa do calendário 2016 terá o quarto regulamento específico distinto. A expectativa de pilotos e equipes para este fim de semana é que, com mais capacidade nos tanques de combustível, seja viável uma tática de pit-stop curto, permitindo aos carros mais rápidos pontuações expressivas em ambas baterias da rodada dupla (diferentemente do que aconteceu em Goiânia há duas semanas).

“Outro fator de atenção será o consumo dos pneus”, alertou Átila. “Santa Cruz tem um asfalto bem abrasivo na reta, que já apresentava alguma deterioração na última vez em que andamos. Como é uma pista seletiva, de curvas de alta e de baixa, subidas e descidas, onde é preciso usar bem as zebras, será importante entender bem o funcionamento dos pneus.”

O sábado tem previstos dois treinos livres. A tomada de tempo acontece às 14h10. No domingo, a largada da corrida 1 está marcada para 13h, com a segunda prova começando 14h10. Os canais Sportv exibem quali e corridas para todo o Brasil ao vivo.

Venda de ticket

Compre já seu ingresso
para a próxima etapa!

Clique aqui e
garanta o seu.
x