24 de Junho de 2016 - 09h24

Troca de pneus deve ser decisiva na rodada dupla de Tarumã

Ricardo Zonta destaca que forte desgaste dos pneus no circuito gaúcho pode criar mais uma vez uma estratégia diferente para pilotos e equipes na quinta rodada dupla da temporada 2016
Troca de pneus deve ser decisiva na rodada dupla de Tarumã Duda Bairros/Vicar

A quinta etapa da temporada 2016 da Stock Car, que será disputada neste final de semana em Tarumã, pode marcar pela quinta vez no ano uma estratégia diferente para os ponteiros na avaliação da equipe Shell Racing. A novidade na rodada dupla que será disputada no circuito gaúcho será a troca de pneus, já que o forte desgaste dos compostos na pista localizada em Viamão, na Grande Porto Alegre, pode compensar o tempo perdido nos boxes.

"Até agora, a estratégia dos primeiros colocados na corrida principal (que distribui 30 pontos para o vencedor) não incluiu a troca de pneus. Como o histórico da pista de Tarumã aponta alto desgaste de pneus ao final das corridas, este será mais um ponto de atenção para pilotos e equipes e pode criar uma dinâmica diferente", explica Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing.

Ricardo Zonta acrescenta outro importante fator desta etapa: todos os treinos serão realiza apenas no sábado.

"Com isso, vamos ter que analisar os dados de desgaste com base nos treinos livres, mas será impossível simular uma corrida com a programação mais curta. Pode haver muitas surpresas no domingo", diz o ex-piloto da F-1 e campeão mundial de FIA GT, World Series e F-3000.

Para embaralhar ainda mais as possibilidades de estratégia para a rodada dupla de domingo, a previsão do tempo indica alguma possibilidade de chuva para a quinta etapa do campeonato.

"Com chuva todo cenário de parada de box fica diferente, pois altera desgaste de pneus, consumo de combustível etc. Por isso o treino classificatório será mais uma vez decisivo nesta pista que é uma das mais desafiadoras do ano, com média horária de 180 km/h. Quem largar na frente terá mais flexibilidade de adotar estratégias diferente", explica Zonta, que subiu no pódio em Tarumã em 2014.

Os treinos da Stock Car serão disputados a partir das 7h50 deste sábado, quando será realizado o treino classificatório às 14h, com transmissão ao vivo do SporTV. O canal também exibe a rodada dupla de domingo, a partir das 14 horas.

Venda de ticket

Compre já seu ingresso
para a próxima etapa!

Clique aqui e
garanta o seu.
x