3 de Fevereiro de 2017 - 16h44

Stock Car 2017: Dança das Cadeiras

A maior categoria do automobilismo nacional se agita durante a pré-temporada e segue definindo posições para seu 39ª ano
Stock Car 2017: Dança das Cadeiras Foto: Fábio Davini/Vicar

No mundo do automobilismo, a troca de pilotos, engenheiros e equipes para a temporada seguinte sempre agita os bastidores das principais categorias. Na Stock Car não é diferente. Durante a temporada passada, os novos anúncios, saídas e mudanças para 2017 mexeram bastante nas configurações das principais equipes do grid.

Atual campeã, a Cimed Racing montou mais um time forte para 2017. Serão quatro carros com o verde que carimbou os autódromos, principalmente nas duas últimas temporadas. William Curvelo traz mais um campeão para sua equipe, além de Marcos Gomes e Felipe Fraga. Cacá Bueno será o companheiro de Gomes, campeão de 2015. Completando o time, Denis Navarro volta a assumir as cores do laboratório.

Daniel, filho do tricampeão Chico Serra, também é mais um que muda de box. Após oito temporadas completas com Andreas Mattheis, ele assume o terceiro carro da Eurofarma. O piloto chega na RCM, segunda equipe de Rosinei Campos, o Meinha, fazendo companhia para Ricardo Mauricio e Max Wilson, ambos campeões com o chefe da equipe paranaense, em 2013 e 2010, respectivamente. Quem assume a segunda vaga da RCM é o paulistano Tuka Rocha.

Da RCM para a equipe número 1 de Andreas Mattheis, a Ipiranga Racing chega com Thiago Camilo e Galid Osman. Foram seis temporadas e 15 vitórias entre 2011 e 2016 sob o comando de André Bragantini na equipe 2 de Rosinei Campos. Com essa formação, a equipe foi a maior vencedora da Corrida do Milhão até o momento, com três conquistas (2011, 2012 e 2015). Thiago é o piloto com o maior número de vitórias em um mesmo time nas últimas seis temporadas, totalizando 13.

A Eisenbahn Racing Team também possui nova formação. Saindo da RCM, André Bragantini chega à equipe. Valdeno Brito é a novidade da Locomotiva Negra, deixando a TMG Racing. O piloto paraibano chega ao time de Carlos Alves depois de conquistar a quarta colocação no último campeonato, e formará dupla com Vitor Genz. O gaúcho conquistou seu primeiro pódio em 2016, na etapa de Londrina.

Na TMG, volta o vermelho da Shell Racing com o sorocabano Átila Abreu e o curitibano Ricardo Zonta. Depois de uma temporada com a segunda equipe de Andreas Mattheis, o time de Americana se junta novamente ao #51 e ao #10. A TMG finalizou o ano com o quinto lugar na classificação da temporada passada, com Valdeno e Guga Lima.

Em 2017 teremos também mais um retorno aos boxes. É o caso da Prati-Donaduzzi, farmacêutica paranaense que volta às pistas após um ano fora da categoria. Com os mesmos pilotos de 2014 e 2015, Julio Campos e Antonio Pizzonia, a “nova casa” dos carros roxos será a RX Mattheis Motorsport. A equipe é comandada pelos filhos de Andreas, Rodolpho e Alexandre, e assinou um contrato de três anos com a empresa.

O vice-campeão da temporada passada, Rubens Barrichello, e Allam Khodair, o 10º colocado na classificação geral, continuam a parceria de sucesso com Mauricio Ferreira, o comandante da Full Time Sports.

Em janeiro, a Hot Car Competições, time de Amadeu Rodrigues, também definiu seus pilotos. Novamente em parceria com a Bardhal, os amarelos e pretos confirmaram duas novidades na direção: o experiente Sérgio Jimenez se une ao novato Guga Lima em 2017.

O paranaense Gabriel Casagrande, também já garantiu seu lugar na equipe do “professor” Mauro Vogel. Seu companheiro de equipe não é conhecido até o momento, assim como Felipe Lapenna, que agora faz parte da equipe de Beto Cavaleiro, a Cavaleiro Racing.

Alguns nomes e equipes ainda esperam por confirmações, como é o caso de Diego Nunes, sétimo colocado na tabela do ano passado. Rafael Suzuki, Lucas Foresti, Bia Figueiredo, Raphael Abbate, Guilherme Salas, Xandynho Negrão, Popó Bueno, Danilo Dirani e Luciano Burti são os nomes do último campeonato que ainda não confirmaram presença no grid. As doze etapas da 39ª temporada do Campeonato Brasileiro e Sul-americano da Stock Car tem início no dia 02 de abril, em Goiânia.

publicidade
Últimas Notícias
Venda de ticket

Compre já seu ingresso
para a próxima etapa!

Clique aqui e
garanta o seu.
x