28 de Março de 2017 - 16h48

Locomotiva Negra da Stock Car

Campeonato Brasileiro da Stock Car começa no dia 02 de abril cheio de novidades que prometem acirrar a disputa
Locomotiva Negra da Stock Car Foto: Divulgação

Presente no circuito Stock Car pelo segundo ano consecutivo, a equipe Eisenbahn Racing Team, comandada pelo ex-piloto Carlos Alves, apresentou na última segunda-feira, dia 27, durante evento em São Paulo, novidades para a temporada 2017. Além da chegada do piloto Valdeno Brito, as locomotivas negras também foram renovadas e agora são GM Chevrolet Cruze, seguindo a normalização da categoria que passa a usar apenas esse modelo de carro para o campeonato.

Os novos modelos virão equipados com motor V8, com mais de 500 cv, e câmbio sequencial para competição. A estrutura é de chassi tubular, com toda a proteção necessária para as pistas e acessórios de corrida. Além disso, a utilização do botão de ultrapassagem também foi modificada. Para facilitar a visibilidade do público será implantado o Led Push, um sinal luminoso colocado no teto dos carros que será aceso cada vez que for acionado. A quantidade de vezes em que o dispositivo será utilizado pode variar de acordo com a pista.

O redesenho e as mudanças nas locomotivas foram pensados para melhorar a aerodinâmica. “Acreditamos muito no carro desse ano. Ele vem competitivo para brigar por pódio nas corridas. Trabalhamos muito nos últimos três meses para acertar e aperfeiçoar tudo para o início da temporada”, comenta Carlos Alves, chefe da Eisenbahn Racing Team.

O formato das corridas também muda. A rodada dupla continua, porém com duas corridas com o mesmo tempo de duração, 40 minutos. O vencedor da primeira bateria fará 30 pontos e o da segunda bateria acumula 20 pontos. Outra mudança na categoria é o formato do treino classificatório, que será dividido em três partes: Q1 - todos os carros na pista divididos em dois grupos, os 15 primeiros se classificam para o Q2 - os seis melhores tempos se classificam para a última etapa, o Q3 - os classificados vão para a pista sozinhos para uma volta lançada.

“Haverá mudanças significativas na configuração das corridas esse ano. Acreditamos que isso deixa mais competitivo e todos os pontos serão muito disputados, etapa a etapa. Isso é ainda mais motivador. Fora que estamos animados com a volta da etapa em Buenos Aires, na Argentina”, afirma Vitor Genz, dono do carro #46, que fechou na 13ª posição, com 158 pontos, em 2016.

Após 10 anos, a Stock Car voltará a correr na capital Argentina, Buenos Aires, após a Vicar Promoções Desportivas, organizadora da categoria, realizar mudança no calendário. A etapa está prevista para o dia 1º de outubro, e correrá ao lado da Super TC2000 em uma de suas provas mais importantes, os 200 Km de Buenos Aires. A Stock Car já disputou três provas no autódromo Oscar y Juan Galvez, em 2005, 06 e 07. Três vencedores diferentes, e campeões, comemoraram vitória em terras portenhas.

"Essas novidades tornam o campeonato ainda mais atraente para o público e despertam um interesse maior em pilotos e equipes, principalmente na segunda corrida. O treino classificatório em três etapas e a introdução do Led Push vão facilitar o entendimento do público que assiste as provas tanto nos autódromos quanto pela televisão", comentou Rodrigo Mathias, diretor geral da Vicar.

Um dos principais nomes do grid, Valdeno Britto, de 42 anos, também é novidade na Eisenbahn Racing Team correndo ao lado de Genz e não esconde a animação para o início das corridas. “As minhas expectativas para a próxima temporada são muito boas. Estou muito confiante e animado. Sei do potencial da Eisenbanh Racing Team, composta por excelentes profissionais. Desde o início das negociações tenho conversado muito com o Carlos Alves. Faremos tudo para termos um início de temporada bem forte. Conheço bem o Vitor, meu novo companheiro de equipe, o considero um piloto muito rápido e competente, vamos trabalhar juntos, como um time, para colocarmos as locomotivas negras cada vez mais na frente”, afirma Valdeno Brito.

A chegada do “Expresso da Paraíba”, como ele é conhecido no meio automobilístico, mostra a grande aposta da Eisenbahn na categoria e equipe. A marca é conhecida no mercado como uma empresa que incentiva o consumo responsável de bebidas alcoólicas e também como grande apoiadora no papel de ampliar o conhecimento sobre o segmento de cerveja especial no país. “Estaremos mais uma temporada com a Eisenbahn Racing Team com força total para competir com os grandes na principal categoria do automobilismo brasileiro. Para a marca, estar presente na Stock Car reforça o compromisso da empresa em promover o consumo responsável de bebidas alcoólicas em diferentes situações, bem como apresentar aos consumidores uma porta de entrada ao mundo cervejeiro”, afirma Alexandre Candido, gerente de cervejas especiais da Brasil Kirin.

A etapa de abertura da temporada 2017 será no dia 02 de abril, em Goiânia, com transmissão ao vivo da SportTV.

Venda de ticket

Compre já seu ingresso
para a próxima etapa!

Clique aqui e
garanta o seu.
x