Desafio real, preparação virtual

Thiago Camilo e Galid Osman treinaram no simulador para desafio na pista inédita para os pilotos da Stock Car

Simulador, fotos, vídeos, câmeras onboard de outras categorias como a Porsche Cup. Vale tudo para saber alguma coisa sobre o Velo Città, onde, no próximo domingo (6 de agosto), a Stock Car corre pela primeira vez. Para os pilotos Thiago Camilo e Galid Osman e para Andreas Mattheis, chefe da equipe Ipiranga Mattheis, é um desafio gigante, pois eles nunca pisaram no autódromo de Mogi Guaçu (SP). Camilo e Galid passaram os últimos dias treinando em um simulador.

“Ao contrário dos outros circuitos, não temos referências de anos anteriores, de outros pilotos, é tudo novo. Treinar no simulador é o melhor que podemos fazer. As condições não são iguais às da pista real, que tem imperfeições e onde a condição varia muito, mas pelo menos vamos memorizando as curvas. Como se diz no jargão do automobilismo, vamos chegar lá sabendo pra onde virar, e confiamos muito no trabalho da nossa equipe”, resume Thiago Camilo, vice-líder do campeonato. Galid Osman calcula ter dado cerca de 150 voltas no simulador. “Por mais que a gente treine no simulador, quem já andou com outras categorias no Velo Città vai sair na frente, pelo menos na sexta-feira. Nossa equipe é muito boa de engenharia e análise de dados e vamos correr atrás do prejuízo inicial”, completa.

Mattheis diz que todas as informações coletadas e mais o passeio a pé e de bicicleta que ele dará nos 3438 metros de pista hoje (quinta-feira) servirão para definir um set up básico, que deve ser afinado ao longo dos treinos livres. A equipe terá que reagir rapidamente às diferenças entre o as informações virtuais e o comportamento real dos carros.

O SporTV transmite o treino classificatório no sábado, das 14 às 15 horas, e as corridas da rodada dupla no domingo, a partir das 14 horas.