Pista nova, trabalho dobrado na oficina

Thiago Camilo e Galid Osman chegam a Curvelo otimistas pelos estudos e simulações feitos na Ipiranga Mattheis

No próximo domingo (dia 23) a Stock Car corre em Curvelo, Minas Gerais, sua sexta etapa, que marca a metade da temporada 2017. Na vice-liderança do campeonato, Thiago Camilo chega muito otimista ao Circuito dos Cristais, que está recebendo pela segunda vez a principal categoria do automobilismo nacional.

“Fizemos um pré-evento muito bom. Apesar de a pista ter um novo traçado, pois um trecho onde ocorreram alguns acidentes foi retirado, estudamos bastante tudo o que foi feito ano passado por seis carros, os dois da RCM, onde eu a Galid corríamos, e os quatro da Mattheis. Nessa nova configuração o Circuito dos Cristais passará de uma pista de baixa para média velocidade para uma pista de média para alta velocidade. A tração na saída das curvas passará ser menos determinante, o que muda o acerto do carro. Creio que nossos carros já descerão do caminhão para o primeiro treino livre com um bom acerto”, prevê Camilo.

Companheiro de Thiago Camilo na Ipiranga Mattheis, Galid Osman foi um dos que se acidentaram ano passado no trecho agora suprimido. “Bati forte e a área de escape era realmente perigosa, quase acertei uma árvore. Com essa nova configuração e o bom trabalho de análise de dados da nossa equipe temos tudo para ser competitivos esse fim de semana”.

A engenheira Rachel Loh, da Ipiranga Mattheis, também acredita que a baixa quilometragem das equipes e pilotos em Curvelo acentua a importância do trabalho na oficina. “Curvelo sofreu mudança significativa no traçado e teremos apenas um warm up de dez minutos como treino extra para os pilotos se familiarizarem com a pista. Estamos indo pra lá em outra época do ano (em 2016 a corrida aconteceu em novembro, com bastante calor) e os motores sofreram nova equalização. Então será tudo novo. Fizemos um brainstorm com todos os engenheiros da equipe e os pilotos, vimos dados, onboards fizemos um estudo bem completo. Todos detalhes podem ser decisivos”.

O SporTV transmite a classificação no sábado (22) a partir do meio-dia e a rodada dupla no domingo a partir das 13 horas.