Pilotos

Shell Racing recorre de punição na 1ª corrida

Ricardo Zonta foi penalizado por erro no reabastecimento. Átila Abreu vai ao pódio na segunda corrida após largar em 20º

Ricardo Zonta cruzou a linha de chegada em primeiro na corrida 1 da 10ª etapa da Stock Car no autódromo de Tarumã. No entanto, os comissários puniram o paranaense com o acréscimo de 20 segundos ao tempo de prova alegando que o tanque de reabastecimento caiu após o pit stop. A equipe entrou imediatamente com um recurso, pois o regulamento prevê punição quando o galão fica agarrado ao carro após a operação ou cai fora da área delimitada para o pit stop, o que segundo a equipe não teria acontecido.

Zonta ficou com o 13º lugar na primeira corrida, enquanto Átila foi o 20º colocado após um pit stop nas últimas voltas. Na segunda bateria, Átila foi um dos premiados com o HERO Push, um disparo extra do botão de ultrapassagem, e conquistou um excelente terceiro lugar após ganhar 17 posições, enquanto Zonta foi o décimo.

Átila e Zonta largaram com cautela na primeira prova e evitaram choques nas primeiras curvas, mantendo-se em quinto e sexto, respectivamente. Com um ritmo mais forte, Zonta superou o companheiro de equipe usando o botão de ultrapassagem na abertura da quarta volta.

Rapidamente, Zonta se aproximou do bloco da frente e passou por Max Wilson na 11ª volta. Perto da metade da prova, o paranaense era o mais rápido da pista e chegou nos três primeiros colocados. A 20 minutos do fim, Daniel Serra foi para o box e Zonta subiu para terceiro, mas na volta seguinte o paranaense fez o pit stop.

Com um ótimo trabalho, Zonta voltou à pista logo atrás do então líder até então Galid Osman e à frente de Serra. Com mais ação, Zonta partiu para cima de Galid e, aproveitando que o retardatário Vitor Genz se arrastava com pneu furado, entrou na reta do box colado no adversário para fazer a ultrapasagem.

Quando todos fizeram o reabastecimento, faltando 14 minutos para o fim da prova, Zonta assumiu a liderança, à frente de Daniel Serra, enquanto Átila ficou na oitava posição. A oito minutos do fim, o safety car entrou na pista depois que um torcedor invadiu o circuito e ficou deitado no gramado depois da curva 1.

A cinco minutos do fim, foi agitada a bandeira verde e Zonta relargou com perfeição para manter a ponta. Átila, por sua vez, estava em oitavo e entrou nos boxes quase no fim da prova para trocar os pneus do lado direito, já bastante gastos, e visando ainda a completar a segunda prova sem nova troca.

Zonta recebeu a bandeirada para uma brilhante vitória na pista, mas os comissários resolveram acrescentar 20 segundos ao tempo de prova de Zonta pela suposta irregularidade no pit stop, o que relegou o piloto do carro #10 ao 13º lugar, com Átila em 20º.

Como alguns pilotos optaram por largar dos boxes na segunda prova para trocar logo os pneus, Zonta e Átila se beneficiaram e logo na primeira volta já pularam para 13º e 15º respectivamente. O safety car entrou na pista na segunda volta e Zonta aproveitou para entrar nos boxes, já que não havia trocado pneus na primeira prova.

Com alguns abandonos no começo e os pit stops de outros adversários, Átila chegou a 12º enquanto Zonta ficou em 26º. Na relargada, Átila partiu para cima dos adversários de forma espetacular e, com manobras precisas além de aproveitar disputas à sua frente, subiu para o quinto lugar numa volta só.

Mostrando um forte ritmo, Átila passou por Júlio Campos e Rubens Barrichello na 11ª volta e subiu para terceiro. Enquanto isso, Zonta subiu mais de dez posições antes do reabastecimento obrigatório. Átila chegou a assumir a liderança ao estender sua janela de pit stop e quando voltou, se estabeleceu em quarto, com Zonta em 11º.

Nas últimas voltas, Átila aproveitou o melhor estado de seus pneus e impôs um forte ritmo para conseguir um lugar no pódio e, na abertura da última volta, usou o botão de ultrapassagem extra do HERO Push para superar Márcio Campos e terminar em segundo. "No campeonato a situação não está fácil, mas vamos lutar até o fim. A primeira corrida foi difícil, mesmo poupando meus pneus acabaram e ficaram na lona antes do fim da prova; tive de fazer o pit stop, não sei o que aconteceu. Na segunda corrida, os pneus ficaram bem melhores. Uma pena porque adotamos uma boa estratégia para fazer pontos. Mas o resultado da segunda corrida foi muito bom, primeiro pela briga ali com o Márcio Campos no fim da prova e segundo, ganhei o Fan Push, o que me ajudou bastante! A galera fez a diferença ali no fim! Vamos trabalhar para superar esse fim de semana que não foi tão positivo"

Ricardo Zonta ainda salvou um décimo lugar também no finalzinho. "Eu fiz o que tinha de fazer na pista. Fiz uma corrida limpa, passando os concorrentes sem nenhum toque, sem nenhuma confusão, nenhum enrosco, e é claro que não era o desfecho que esperávamos. Mas valeu pelo trabalho da Shell Racing, pela velocidade que a equipe mostrou em todo o fim de semana. Vamos para a próxima. O meu papel eu fiz, na pista"

A penúltima rodada dupla da temporada da Stock Car será disputada no dia 19 de novembro, em Goiânia.